Todo verbo no modo infinitivo termina em R

Os verbos dividem-se em três modos: indicativo, imperativo e subjuntivo. Entretanto, além desses três modos, temos também as formas nominais do verbo, que são o infinitivo, o gerúndio e o particípio. As formas nominais, simplesmente, enunciam um fato de maneira…

O que usar: “a” ou “há”?

Para saber se você deve usar “a” ou “há” apresentamos aqui algumas dicas para facilitar a eliminação de dúvidas a esse respeito: • Usa-se “há” quando o verbo “haver” é impessoal, tem sentido de “existir” e é conjugado na terceira pessoa…

Muro do Colégio Ana Neri ainda não foi refeito.

  Olha aí, Prefeitura Municipal de Mesquita, Gelsinho Guerreiro, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e Povo de Mesquita. Parece que a situação da Secretaria de Educação do Estado está muito ruim, já tem quase um ano que o muro…

Você sabe a função do ponto e virgula?

O ponto e vírgula não tem função nem de ponto final e nem de vírgula, mas é um intermediário entre eles. Ou seja, não há pausa total, nem breve, mas uma moderação entre as duas. Para separar itens em uma…

Verbos irregulares,você lembra?

Verbos irregulares são aqueles que se afastam do modelo de conjugação, pois apresentam pequenas alterações no radical e nas desinências. São exemplos de verbos irregulares: Dar, odiar, passear; caber, crer, dizer, fazer, perder, poder, prover, querer, saber, trazer, valer; acudir,…